Você conhece a Micropigmentação?

10/01/2017 By Tonederm

Sem tempo de se produzir? a micropigmentação economiza tempo, realça os olhos, os lábios ganham o efeito batom e as sobrancelhas ficam sempre delineadas

O Brasil é referência na área de Micropigmentação, é o que aponta o mercado que vem crescendo com vários eventos na área. É uma técnica rápida, eficiente e as clientes não precisam recorrer a muita maquiagem e retoques. Desde os anos 90, o procedimento foi profissionalizado e ganhou projeção e espaço nas clínicas de estética, salões de beleza e também profissionais autônomos.
 
O primeiro passo para trabalhar com Micropigmentação é se especializar. Mais do que habilidade e dom para atuar no ramo de beleza, é fundamental que a micropigmentadora tenha afinidade com o segmento de Estética. Também é indispensável ter senso estético, noções de visagismo e anatomia, fazer bons cursos e buscar aprimoramento contínuo. Segundo especialistas, também é essencial que o profissional use bons equipamentos e produtos para construir uma reputação sólida no mercado.
 
A Micropigmentação também conhecida como Dermopigmentação ou Maquiagem Definitiva é uma especialidade estética, cujo objetivo é corrigir, modificar, embelezar ou equilibrar de forma semi-permanente determinadas características do cliente. É um procedimento que contribui para elevar a autoconfiança e a autoestima das pessoas. A vantagem é que economiza tempo com a correria do dia a dia e ideal para quem apresenta alergia a produtos cosméticos, por isso tem conquistado muitas mulheres e homens. A técnica valoriza a beleza serve para delinear os olhos, deixar os lábios bonitos com efeito batom e as sobrancelhas bem definidas. O método também é indicado para corrigir imperfeições, como redesenho das aréolas dos seios, cicatrizes, manchas de vitiligo e até calvície.
O aparelho utilizado pela micropigmentação é o dermógrafo, semelhante a uma caneta, com uma ou várias agulhas na ponta que insere tinta destinada à pele, alcançando apenas a primeira camada, a epiderme, que sofre constantes descamações e renovações celulares. No caso da tatuagem, a camada atingida pelo pigmento é a derme, a terceira e mais profunda camada da pele em que não há renovação celular, por isso a tatuagem não sai com o passar do tempo.
 
Já a micropigmentação é temporária, os resultados se mantêm por oito a doze meses, após esse período é necessária a realização de novos procedimentos para garantir a intensidade da cor e o desenho se manter perfeito, já que o próprio organismo tende a eliminar o pigmento inserido na pele de maneira natural, sem adquirir os tons azulados da maquiagem definitiva. Peles oleosas e procedimentos com ácidos ou exposição solar que acabam produzindo descamação da pele ocasionam a perda mais rápida da pigmentação. Com procedimentos de visagismo, que estudam as linhas e as formas da face, é possível chegar ao desenho ideal para cada tipo de rosto, valorizando a expressão.
 
O procedimento dura cerca de uma a uma hora e meia por região, dependendo da dificuldade e sensibilidade de cada um. Os resultados aparecem logo após o procedimento sem necessidade de um período de recuperação, podendo retornar as atividades no mesmo dia.
Diante da importância e do crescimento dessa área, a empresa gaúcha Tonederm e a Goldeneye firmaram uma parceria. “Somos empresas sólidas e renomadas no mercado e para a Tonederm essa parceria veio agregar novos itens e serviços, pois o nosso interesse é que a empresa cresça cada vez mais e diversifique as suas linhas de produtos”, afirma Cristiano Paganin, CEO da Tonederm.  A Goldeneye é uma marca de micropigmentação hispano-germânica com mais de 20 anos de experiência. “ Assim a Tonederm terá os melhores acessórios de Micropigmentação como dermógrafos e agulhas do mercado”, diz.
 
Segundo a Diretora de Formação da Goldeneye, Viviane Vianez, é necessário que o profissional avalie o perfil do cliente, a personalidade para satisfazer os desejos dentro das possibilidades. “O atendimento personalizado é fundamental em qualquer área. O trabalho deve ser o mais suave e natural possível”, ressalta.
Dicas das aplicações de Pigmentologia:
- Lábios: o ideal é tonalizar com efeito natural ou efeito de batom, é possível também para os lábios pálidos, clarear os lábios escuros, realçar o contorno labial, o resultado é sempre rejuvenescedor.
 
- Sobrancelhas: é necessário cuidado para não usar pigmentos escuros ou fazer desenhos que fujam demais do traço natural das clientes. Utiliza as técnicas de fio a fio e pontilhismo, optando-se por tintas em cores parecidas com o tom dos cabelos. O formato e a cor da nova sobrancelha não devem se destacar no rosto, os olhos e a boca é que devem ganhar evidência. Os fios naturais precisam ser levados em conta, já que o trabalho considera o desenho, inclinação e disposição dos existentes, completando as falhas e dando volume.
 
Após a aplicação, os fios em 3D ficam entrelaçados aos pelos naturais, obedecendo ao sentido do seu crescimento. O ideal é evitar as sobrancelhas juntas ou arqueadas demais, para não dar a sensação de um rosto sério. As redondas ou muito finas envelhecem o rosto, além de estarem ultrapassadas. As grossas demais também devem ser evitadas para o visual não ficar carregado. As sobrancelhas têm que ser pigmentadas de forma exata.
 
- Olhos: para delinear um traço superior, inferior ou completos nos olhos, pigmentando a área escolhida e salientando a cor da íris, marcando o olhar, tornando-o mais expressivo e bonito. No caso de olheiras, a técnica é aplicada nas pálpebras e pode ser feita nas cores branca, branca perolada e bege, minimizando o aspecto escuro que as olheiras provocam. As cores claras dão um efeito luminoso ao olhar e demonstram o clareamento ao redor das áreas, onde as cores são infiltradas.
 
- Capilar: consiste em pigmentar o couro cabeludo para disfarçar a calvície. Para os totalmente calvos, a inovação dá um aspecto de cabeça raspada possibilitando um resultado bem natural, podendo ser feito em qualquer cor de pele e cabelo.
 
Conforme pesquisas, no mundo 50% da população masculina terá algum grau de calvície até os 50 anos, por causa do hormônio sexual testosterona. A perspectiva para as mulheres é de aumentar 10% ao ano o número de casos de diminuição de fios de cabelo, devido ao estresse e a outros fatores. A micropigmentação proporciona o aumento da autoestima, por meio do rejuvenescimento, do disfarce de cicatrizes, além da comodidade de poder se arrumar sem ter que disfarçar a falta dos fios, pois o aspecto final é de uma cabeça que apresenta mais cabelo.
Cristiano Paganin chama a atenção para a Biossegurança, importante para a garantia da qualidade da saúde de todos, reduzindo assim riscos de possíveis contaminações. A preocupação com as infecções, por exemplo, deixou de ser exclusiva do âmbito hospitalar, atingindo diversos serviços, como os da beleza e da estética.
 
“Na questão da Biossegurança, a assepsia é a etapa mais importante. Apesar dos procedimentos estéticos serem minimamente invasivos, existe o risco da contaminação que depende da conscientização dos que atuam na área e dos recursos tecnológicos fundamentais para a prática da profissão”, relata.
 
Os conhecimentos de Biossegurança ajudam o profissional a organizar melhor a rotina de trabalho, como a limpeza ambiental, higiene pessoal, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), técnicas adequadas de reprocessamento de artigos e descarte de materiais de uso único.
 
O profissional que faz a pigmentação deve ter bom senso, inclusive, para explicar ao cliente que o formato que ele almeja não é adequado para seu rosto. Além disso, para valorizar a expressão e deixar as feições harmônicas.
 
Os profissionais da Beleza terão a oportunidade de conhecer e aprender com o Prof. Mario Gisbert sobre Micropigmentaçãoum dos maiores especialistas  do mundo nessa área, CEO da Goldeneye International, e sua equipe de especialistas Profa. Viviane Vianez,Micropigmentadora e Eliana Giaretta, especialista mais conceituada em despigmentação no Brasil, instrutora internacional de micropigmentação.

Goldeneye e a Tonederm  realizarão, pela primeira vez no Brasil, o 1º Encontro Latino Americano de Micropigmentação, nos dias 30 e 31 de Março de 2017, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi - São Paulo. O evento contará com 6 Master Class, que serão apresentados por 6 renomadas formadoras internacionais que apresentarão as últimas tendências mundiais na área. Saiba mais sobre o evento: http://www.mariogisbert.com.br/​

Tonederm
Endereço: Rua Ângelo Michelin, 510
Bairro Universitário - Caxias do Sul –RS
Tel.: |+55| |54| 3209 5600
Emailtonederm@tonederm.com.br
www.tonederm.com.br

Notícias mais visitadas